sus - significado y definición. Qué es sus
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es sus - definición

SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE BRASILEIRO
Sistema único de saúde; Princípios do SUS; Cartão Nacional de Saúde; Cartão do SUS; Sus (desambiguação); SUS; Cartão SUS

Sus         
GÊNERO DA FAMÍLIA SUIDAE
Sistema único de saúde; Princípios do SUS; Cartão Nacional de Saúde; Cartão do SUS; Sus (desambiguação); SUS; Cartão SUS
sm (lat sus) Zool
1 Gênero (Sus) de mamíferos ungulados, tipo da família dos Suídeos.
2 Porco, javali.
Sus         
GÊNERO DA FAMÍLIA SUIDAE
Sistema único de saúde; Princípios do SUS; Cartão Nacional de Saúde; Cartão do SUS; Sus (desambiguação); SUS; Cartão SUS
Sus é um género de mamíferos pertencente à família suidae (suídeos), que inclui, entre outros, o porco-doméstico e o javali. O género tem muitas espécies, que se distinguem sobretudo pela distribuição geográfica, sendo a grande maioria concentrada nas regiões tropicais da Ásia.
Sus (Pirenéus Atlânticos)         
COMUNA FRANCESA
Sus (pirinéus-atlânticos); Sus (Pirineus Atlânticos); Sus (Pirinéus-Atlânticos)
Sus é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos. Estende-se por uma área de 11,50 km².

Wikipedia

Sistema Único de Saúde

Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde brasileiro criado pela Constituição Federal de 1988 pelo texto elaborado durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 na sua 267.ª sessão no dia 17 de maio de 1988. Entre os países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que possui um sistema de saúde pública universal totalmente financiado pelo Estado.

O SUS realiza desde atendimentos primários até procedimentos complexos e oferece atendimento de emergência para pessoas que sofrem acidentes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O sistema de saúde brasileiro também fornece vacinas e medicamentos gratuitamente para pessoas com diversas doenças (como diabetes, pressão alta, asma, HIV e Alzheimer), financia pesquisas na área de epidemiologia e fiscaliza a qualidade dos alimentos oferecidos em estabelecimentos comerciais por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um "direito de todos" e "dever do Estado" e está regulado pela Lei n.º 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.

Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos — incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Vital Brazil.

Ejemplos de uso de sus
1. Ha perdido fuerza en sus manos y sus piernas a menudo no responden.
2. Japon debe abstenerse de sus acciones al darse cuenta de que todos sus movimientos estan vigilados por la sociedad internacional.
3. EE.UU. debe poner fin a sus estupidas maniobras de intriga anti–RPDC y confesar sinceramente al mundo sus actos criminales.
4. Barillas quien ha estado hablando con muchos de los detenidos, sus familiares y sus compa?eros de trabajo.
5. El remitente expresa al destinatario y, por su conducto, a los muertos y sus familiares sus profundas simpatias y condolencias.